As escolas municipais de Caucaia passarão a contar com serviço de vigilância 24 horas a partir do dia primeiro de abril. A Secretaria Municipal de Educação está lotando vigias e porteiros aprovados no processo de seleção ocorrido recentemente.

A ação vem atender solicitação de professores, alunos e das próprias comunidades. Neste mês de março, algumas escolas foram assaltadas, o que provocou pânico entre funcionários e alunos. A secretaria vinha sendo cobrada para oferecer segurança.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação todas as unidades da rede de ensino terão dois vigias noturnos e também receberão porteiros diurnos.
“Estamos com um desafio imenso.O município padece na área educacional, as escolas têm sérios problemas estruturais, os alunos não possuem condições adequadas para estudar, além dos déficits na área educacional.

Mas viemos com o propósito de realmente trabalhar e melhorar a educação em Caucaia”, disse a secretária Lindomar Soares. Na análise da secretária, o ano de 2016 foi negativamente emblemático para a educação municipal. Houve greves, alongamento e atraso do ano letivo e falta de transporte escolar, por exemplo. Assim, o ano de 2017 começou com diversas pendências a serem resolvidas pela nova equipe da SME.

Quando se fala em merenda escolar, Lindomar afirma que grandes avanços foram alcançados. De acordo com ela, o custo do serviço caiu 40%. E a qualidade aumentou. Antes, a merenda custava R$ 1,8 milhão e continha sete itens. Além disso, tudo o que envolvia esse tipo de demanda era solucionado via empresa terceirizada. Agora, a própria SMS gere a merenda, que custa R$ 1,1 milhão e tem 30 itens, sendo 30% oriundos da agricultura familiar.

Outro tema comentado pela secretária foi o transporte escolar. Conforme Lindomar Soares, 80% do valor do serviço era referente ao Ensino Médio, um período educacional de responsabilidade do Governo do Estado (e não da Prefeitura). Foi necessária uma repactuação com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para os valores referentes a esses estudantes da rede estadual serem transferidos. “Não vamos mais tirar um centavo do aluno do município de Caucaia para passar para os alunos do Ensino Médio”, ressaltou a secretária.

Lindomar admitiu a existência de inúmeros desafios. Contudo, ponderou que de forma alguma será comprometida e prejudicada a viabilidade da educação pública no município. “Nós iremos fazer o que tiver ao nosso alcance para dar uma educação de qualidade ao povo de Caucaia”, encerrou.