Parentes da escritora Roseana Murray, de 73 anos, relataram que ela deixou a Centro de Terapia Intensiva, neste sábado (6), um dias após ser atacada por pitbulls. Apesar da melhora, a poetisa segue internada, na semi-intensiva, e continua entubada, no Rio de Janeiro.
“Não teve nenhuma intercorrência, não apresentou febre e por conta disso, a equipe médica vai começar a diminuir a sedação e avaliar como ela ficará para pensar na extubação”, diz publicação.
Devido ao ataque que sofreu dos animais, Roseana perdeu um braço e uma orelha, tendo sido submetida a cirurgias. Os filhos da autora também a visitaram neste sábado.
“Ao ouvir deles palavras de carinho e confiança, além do relato da enorme corrente de amor por ela, mesmo sedada, ela assentiu positivamente com a cabeça”, assegurou a nota da família.
Conforme informou a Secretaria Estadual de Saúde do Rio à Folha de S. Paulo, o quadro da escritora é estável.
Três pessoas já foram presas e vão responder por maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e omissão na cautela de animais. Os cachorros viviam em local insalubre e apertado. A polícia não encontrou focinheiras, uma vez que conforme Lei Estadual do Rio de Janeiro de 2005, cachorros como pitbulls só podem circular em locais públicos com o equipamento e guias.
ENTENDA
Segundo Sandra Noleto, amiga da vítima, ela caminhava pelo bairro Gravatá, como de costume, por volta de 5h55, quando foi atacada pelos animais. Roseane foi arrastada por pelo menos 5 metros e teve parte de um dos braços arrancados por conta das mordidas.
“Eu fui acordada pelos gritos de uma vizinha pedindo ajuda, porque a Roseana estava sendo atacada pelos cachorros. Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles tinham arrastado ela e estavam comendo o braço”, relatou.
Em estado grave, a vítima foi levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde passou por uma cirurgia. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que ela teve graves ferimentos na cabeça e nos braços.
Segundo moradores, o tutor dos pitbulls mora na vizinhança e os cachorros já tinham atacado outras pessoas. Os cachorros foram levados para um lar temporário e estão sob custódia da prefeitura.