O Programa Jornal Alerta Geral – Especial Caminhos da Aposentadoria esclareceu, neste sábado (14), todas as dúvidas do nossos ouvintes e internautas, relacionadas a benefícios assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O programa tem a participação do advogado e professor de direito previdenciário, Paulo Barcelar, ao lado do jornalista Luzenor de Oliveira.

A nossa produção recebeu, ao longo da última semana, várias perguntas sobre os mais assuntos relacionados à Previdências Social, como tempo de contribuição, auxílios doença, acidente , pensão, dentre outros. Se você também tem alguma dúvida sobre esses assunto e deseja participar, basta enviar sua dúvida para o Whatsapp https://api.whatsapp.com/send?phone=5585996126159″>(85).99273.4353.

Silvania, de Fortaleza, diz que fez perícia e que o perito a deu apenas 6 meses de auxílio doença. Segundo ela diz, não tem como trabalhar pois tem vários problemas nas mãos. Silvania gostaria de saber se continuará recebendo o benefício. Paulo Bacelar explica que, os beneficiários dessa categoria tem até 15 antes do fim do pagamento do beneficio para entrar com pedido de prorrogação. O pedido pode ser feito pelo número 135 ou pelo aplicativo MEU INSS Caso não o faça, ela pode requerer um novo benefício e os atrasados só podem ser recebidos caso ela comprove que estava incapaz quando o INSS cessou o valor sem prorrogação.

A Neide, de Pacatuba questiona se para ter direito a aposentadoria é necessário contribuir por 30 anos. Bacelar explica que, hoje em dia, não é mais assim. Ele diz que é necessário ter 30 anos, mas para quem já estava no sistema e faltava algum prazo para concluir esse período, no máximo, até o dia 13 de novembro de 2019. Caso tenha sido atingido depois dessa data, a pessoa pode estar enquadrada em uma das regras de transição da Reforma da Previdência. Desde a data citada, é necessário ter uma idade mínima além do período de contribuição.

A Isabel, de Guaraciaba do Norte diz que seu irmão era aposentado por invalidez e questiona se sua cunhada tem direito a uma pensão. Paulo Bacelar diz que sim. Caso algum segurado da previdência venha a falecer, os dependentes tem direito à pensão por morte.

Confira.

JORNAL ALERTA GERAL

A edição do Alerta Geral, pelo rádio e pela Internet, tem muitas orientações, com a participação do professor Paulo Bacelar, para quem quer saber mais sobre os auxílios. Quem quiser participar, basta enviar sua dúvida para o Whatasapp (85).99273.4353.

Os ouvintes e internautas de todo o Brasil podem acompanhar o Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria pelo rádio e, também, pela Internet. Aos sábados, são 37 emissoras que retransmitem o Jornal Alerta Geral a partir da Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, pelas redes sociais do Ceará Agora. Quem perder a edição do Especial Caminhos da Aposentadoria pode acessar ao conteúdo disponível no site.

REDES SOCIAIS

Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora 
Twitter: Ceará Agora