O encontro nesta terça-feira (28) entre os três poderes no Palácio da Alvorada encaminhou o acordo para que todos assinem um pacto no dia 10 de junho em favor das reformas. O texto foi apresentado durante encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, do Senado, Davi Alcolumbre, e do STF, Dias Toffoli.
A União da lideranças nacionais tem como propósito viabilizar a aprovação e implementação de cinco pontos: reforma da Previdência, reforma tributária, pacto federativo, segurança pública, desburocratização.
Na reunião, Bolsonaro destacou a importância de trabalhar em consonância com o Legislativo e Judiciário, defendeu as instituições e condenou os ataques sofridos pelo Congresso e pelo Supremo nas manifestações do domingo passado, promovidas pelos seus apoiadores.
No Bate-Papo político desta quarta-feira (29) do Jornal Alerta Geral (Expresso FM 104.3 + 26 emissoras do inteiro + Redes Sociais) o jornalista Beto Almeida comentou o encontro dos líderes:
“O Brasil precisa ter é eficiência de fato, esse governo, governo Bolsonaro, precisa sim demonstrar que tem governabilidade, que tem ideias, que não são só ideas soltas, mas que elas tem que ser executadas e passsam naturalmente pela aprovação das reformas, tudo isso é necessário. Agora eu pergunto, esse pacto é necessário? Pra que necessidade de um pacto entre os três poderes, e é de bom tom, por exemplo, o judiciário, o Supremo Tribunal Federal sabe que essa reforma da previdência tem varios pontos que serão questionados, e vai parar lá no STF, são eles que vão decidir. Como é que se faz um pacto de um assunto que eles vão se manifestar mais adiante?