Dando seguimento ao plano contínuo de modernização das suas Estações de Bombeamento, a Cogerh, por meio da Gerência de Manutenção (Geman), concluiu recentemente a automação de mais duas estações: Gavião, em Pacatuba, e Bermas JBS, em Pacajus.
O processo resulta em uma possibilidade de operação 100% remota e projeta uma redução de custos de até R$ 350 mil anuais para a Companhia. As estações passaram por manutenções corretivas e foram equipadas com novos sistemas de automação, o que aprimora a eficiência e reduz a necessidade de intervenção manual.
Na estação de bombeamento do Gavião, o sistema de automação foi recuperado, permitindo o acionamento remoto da infraestrutura. “Isso garante maior flexibilidade e controle, possibilitando a operação da estação de forma mais eficiente e sem a necessidade de presença constante no local”, explicou Antônio Carlos Bortolin, gerente do setor.
A estação Bermas JBS também teve implementado seu sistema de automação. Desta forma o sistema tem a possibilidade de operar sem intervenção humana ou com a possibilidade de acionamento remoto à distância de acordo com as necessidades e critérios de segurança operacionais.
A iniciativa faz parte do processo de recuperação e melhoria dos sistemas de automação da companhia desenvolvido pelo Núcleo de Manutenção Elétrica e Automação da Gerência de Manutenção da Companhia.
Além das estações de Gavião e Bermas JBS, a Gerência de Manutenção já automatizou quatro estações: Ererê (em Pacajus), Umburanas (em Palhano), Piranji (em Cascavel) e DI Maracanaú .O setor segue ainda trabalhando na recuperação de outras unidades e no aprimoramento do Centro de Controle e Operação da Companhia, com a aquisição de um Sistema de Vídeo Wall.