Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Durante o congresso Brazil Windpower, maior evento de energia eólica da América Latina, realizado em São Paulo nos dias 28 e 29 de maio, foi apresentado um novo atlas eólico e solar do estado do Ceará, que evidencia os benefícios desse processo.

Os estudos que foram expostos mostraram o potencial eólico offshore (parques instalados no leitor do mar) e em áreas do interior do Estado, considerando o uso estruturas eólicas que podem chegar até 150 metros de altura.

A mudança traz benefícios importantes par ao estado do Ceará, tendo em vista que o antigo atlas eólico cearense, feito no ano 2000, limitava o tamanho das torres a somente 80 metros, o que acabou restringindo a instalação de usinas no litoral, onde há condições favoráveis de vento mesmo em baixas alturas.

Colocado em posição vantajosa em relação aos outros estados em função dos horários de pico da geração eólica, o Ceará apresenta um potencial de geração de energia nesses horários superior a de estados como Rio Grande do Norte e Bahia. 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp