Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Estado atingiu a média de 89,8% de todo seu rebanho de bovinos e bubalinos vacinado. Este é o resultado oficial da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa deste ano, anunciado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

Segundo com o coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre da Adagri, Joaquim Barros, sete municípios atingiram a meta de 100% das propriedades rurais imunizadas. “Catarina, Jijoca de Jericocoara, Morrinhos, Palmácia, Piquet Carneiro, Itaiçaba e Itaitinga foram os municípios que obtiveram esse índice”, disse Joaquim Barros.

A 1º etapa da campanha foi iniciada no dia 03 de maio e prosseguiu até o dia 01 de junho. Em novembro será lançada a 2º etapa da Campanha, quando deverão ser vacinados apenas os animais com até 24 meses de idade.

O Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), Plano Estratégico 2017 – 2026, prevê que a última etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado do Ceará poderá ocorrer em maio de 2021, quando o estado deve se tornar livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp