Depois da reunião com governadores e vice-governadores das 27 unidades federativas do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu do Palácio do Planalto em caminhada simbólica com autoridades até o Supremo Tribunal Federal (STF). Lula convocou a reunião após os ataques terroristas na Praça dos Três Poderes quando bolsonaristas radicais depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso e do Supremo.
O presidente disse que o governo “não vai dar trégua” até descobrir quem financiou os atos terroristas. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, disse que participou da reunião representando o povo cearense em defesa da democracia e às instituições democráticas do país.
Discurso do presidente
Mais cedo o presidente disse aos governadores que não vai permitir que a democracia escape das mãos e que esse é o único regime que pode possibilitar que todas as pessoas no Brasil possam fazer três refeições por dia.
“Não vamos dar trégua até descobrir quem financiou tudo o que aconteceu neste país”, afirmou o presidente. “O que eles querem é golpe, e golpe não vai ter”, completou Lula.