Com o aumento do tempo em casa devido as medidas de segurança e as aulas no formato virtual mudança no formatos das atividades escolares, as crianças vêm sofrendo adaptações em seu cotidiano principalmente no campo alimentar. A nutricionista Raíssa Lima destaca a importância de uma programação de atividades para a manutenção de hábitos saudáveis.

Segundo a profissional, ações como separar um tempo para brincar, propor brincadeiras para as crianças e sentar juntos à mesa na hora das refeições, são pequenos passos com grandes resultados não só para os hábitos alimentares, mas para o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos.

Para a empresária Raquel Nogueira, a alimentação da filha de 7 anos passou a ser averiguada com mais atenção durante a pandemia. Com a nova rotina, a pequena Thais passou a recorrer a geladeira mais vezes nesse período.

“Inseri mais frutas, principalmente entre os intervalos das refeições. Comecei a controlar também o horário dos lanches, pois ela tem vontade de comer toda hora. Evito dar biscoitos e salgadinhos”, revelou Raquel.

A nutricionista Raíssa Lima reforça que o isolamento impactou na saúde das crianças em várias áreas, não só no campo alimentar. “Com o lockdown, todos somos afetados pela menor prática de exercícios, inclusive as crianças. Dessa forma, pode acontecer um ganho de peso nesse período, mas acredito que o prejuízo principal para as crianças seja o psicológico, a falta de interação com outras pessoas fora do âmbito familiar”.

A nutricionista dá dicas de como organizar a saúde das crianças e da família. Confira: 👇

🍎 Organizar as compras de casa;

🍋 Evitar comprar alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos, doces, refrigerante, sucos de caixinha, entre outros;

🍉 Aproveitar o tempo em família, para fazer as refeições todos reunidos a mesa;

🍌Estimular as crianças a experimentar novos alimentos;

🍇 Mudar a apresentação de alimentos que ela não aceite também pode ajudar.

Confira 10 atividades que podem ser praticadas com as crianças em casa

– pular amarelinha;

– corda;

– bambolê;

– andar de bicicleta;

– realizar atividade com bola;

– brincar de pique esconde;

– salto em distância;

– praticar corrida;

– pega-pega;

– corrida de saco.

(*)com informação da CMF