Na hora de colocar uma obra para frente, existem diversos projetos que devem ser levados em conta. Uma das fases principais é a escolha dos materiais e a definição da estrutura para a cobertura de uma obra. Nessa hora poucas pessoas consideram utilizar a estrutura metálica para telhado. É importante lembrar que o principal objetivo do telhado é proteger uma edificação da ação de intempéries e, ainda, atuar como um regulador térmico dos ambientes.
Por isso a estrutura do telhado deve ser capaz de suportar o peso dos seus próprios componentes, do revestimento, de materiais de isolamento, de cargas de ventos e dos demais elementos que estejam nele fixados. Vamos falar hoje de duas estruturas comuns em obras: a metálica e a de madeira.
Estrutura metálica para telhado
As estruturas de aço começaram a ser utilizadas no Brasil há pouco tempo e entre suas vantagens estão a rapidez de instalação e a menor geração de resíduos. Esse tipo de estrutura, normalmente, é produzido em fábricas, necessitando apenas da montagem no próprio canteiro de obras, assim que é recebido. Outro ponto que merece certa atenção em relação às estruturas de aço é o fato de elas contribuírem para o meio ambiente. O seu uso, em comparação com a estrutura de madeira, evita o desmatamento de árvores.
Estrutura de madeira para telhado
Já a madeira é um dos materiais de construção mais antigos e mais utilizados em todo o mundo. Em quase todas as obras, é possível encontrar a aplicação dessa matéria-prima. Uma das vantagens é que os custos de mão de obra também não são altos, pois a sua construção é simples, não necessitando de conhecimentos especiais. Já o seu preço pode variar por conta da qualidade das peças a serem utilizadas. Uma das desvantagens que a estrutura de madeira está sujeita à ação de cupins, à variação de temperatura e a outras interferências.