O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará divulgou um boletim epidemiológico no qual alerta para uma grande chance de que uma terceira onda de Covid-19 aconteça no estado antes do carnaval de 2022. O cenário é previsto especialmente devido à disseminação da variante ômicron do coronavírus, segundo o estudo.

De acordo com o documento, “a experiência mostra que apesar do desestímulo do Governo à realização de eventos públicos de réveillon e de pré-carnaval e carnaval, a população organiza eventos privados nos quais aglomerações e comportamentos de risco são muito frequentes.


O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará afirma que a vacinação, o uso de máscara e álcool gel, além de desestímulo às aglomerações são os recursos disponíveis contra a terceira onda de Covid-19 no Ceará. O boletim também traz a análise de concentração de vírus Sars-Cov-2 realizados nos esgotos de Fortaleza, que mostraram uma elevada concentração do vírus em áreas de Fortaleza ligadas às atividades turísticas na semana dos dias 5 a 11 de dezembro de 2021. O fato pode estar ligado ao expressivo número de eventos como congressos na capital cearense.