Cientistas chineses concluíram que o contágio pelo Sars-CoV-2 pode acontecer através do ar. Segundo a prévia de um estudo publicada na semana passada no portal especializado medRxiv, a contaminação ocorre principalmente em locais fechados com más condições de ventilação e onde há aglomerações por meio de partículas suspensas do agente infeccioso no ar.

Por meio do estudo, pesquisadores de diferentes instituições da China — entre elas a Universidade de Hong Kong e uma das divisões do Centro de Controle e Prevenção de Doenças — confirmaram que clientes de um restaurante da cidade portuária de Guangzhou foram infectados no fim de janeiro sem necessariamente terem entrado em contato físico uns com os outros ou com superfícies contaminadas.

Para os cientistas, a respiração e a fala de um paciente infectado pelo novo coronavírus foram responsáveis por suspender no ar as partículas do vírus, que acabaram circulando através de um fluxo criado por um aparelho de ar-condicionado. A infecção se deu em uma zona restrita do restaurante onde a máquina de ventilação artificial surtia efeitos.