A partir desta segunda-feira (06/02), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) inicia operação de fiscalização de transporte escolar, a fim de garantir a segurança dos estudantes. A ação objetiva combater o transporte irregular de escolares realizado por veículos não-credenciados.

Com o caráter educativo, a equipe de fiscalização verifica os itens obrigatórios nos veículos como: cintos de segurança em número correspondente ao de passageiros sentados; fecho interno de segurança nas portas; luz de freio elevada; faixa horizontal pintada ou película auto-adesiva não removível, na cor amarela, com 40cm de largura, à meia altura (em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroçaria), identificada como ESCOLAR em cor preta.

Os veículos serão abordados na entrada e saída das escolas da capital, a partir de denúncias feitas por meio da Central 24 horas de atendimento da Etufor. A abordagem exigirá a atualização cadastral realizada recentemente, laudo de vistoria atual e os documentos de porte obrigatório. Serão observados, ainda, o bom estado de conservação dos veículos. Caso haja irregularidades, o veículo pode ser apreendido.

Cadastro
Para ter autorização para prestar o serviço de transporte escolar, o condutor e o veículo devem estar devidamente credenciados na Etufor. Os profissionais que realizam o serviço de Transporte Escolar devem, anualmente, renovar seu cadastro na sede do órgão, atualizando toda a documentação. A Carteira Padrão é documento de uso obrigatório que identifica condutor, condutor auxiliar e monitor do transporte. A Etufor possui a Divisão de Cadastro, onde os pais podem confirmar se o condutor está devidamente regularizado para realizar o serviço. Além disso, é possível checar se o veículo caracterizado para a realização do transporte também corresponde ao veículo cadastrado na Etufor. O atendimento acontece na Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União, das 8h às 13h30. A Etufor também conta com um setor de fiscalização, que funciona 24h, todos os dias da semana. Caso o responsável da criança identifique alguma irregularidade no serviço prestado ele pode acionar uma equipe de fiscalização por meio do número 3452.9318.