Eunício acompanha articulações nacionais entre MDB e PT que podem fortalecer pré-candidatura ao Senado no Ceará

O deputado federal e pré-candidato do MDB ao Senado, Eunício Oliveira, acompanha de perto as movimentações nacionais que ampliam, neste momento, as chances de uma aliança entre MDB e PT em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. O cenário envolve o segundo maior colégio eleitoral do País e pode redesenhar a aliança comandada pelo PT, com reflexos diretos no Ceará.

As articulações são lideradas pelo próprio presidente Lula e têm como eixo central Minas Gerais. Nos bastidores políticos, o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) passou a ser tratado como o candidato do Palácio do Planalto ao Governo de Minas. Segundo o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Pacheco já teria avalizado o convite para disputar o Palácio Tiradentes.

Interlocutores do Planalto afirmam que Lula apresenta Pacheco como a solução política para unificar o campo aliado em Minas e enfrentar o grupo do governador Romeu Zema (Novo) e o bolsonarismo no estado. De outro lado, prudência: aliados do senador sustentam que ainda não há decisão formal sobre pré-candidatura.

As negociações envolvem a filiação de Pacheco ao MDB. As conversas dependem de ajustes políticos que devem avançar após o retorno de Lula de viagem à Ásia. O União Brasil é cogitado como alternativa partidária, mas perdeu força diante de entraves internos e da federação com o PP. O cenário construído em Minas fortalece o desejo do presidente Lula avançar na formação de uma coligação com o MDB.

Uma informação do Jornal O Globo aponta que, no MDB mineiro, o partido já tem como pré-candidato ao governo o ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo.
Segundo, ainda, a reportagem, dirigentes da legenda, como o presidente estadual Newton Cardoso Júnior e o deputado João Magalhães, participam das conversas com Pacheco. O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, afirmou que, até o momento, não houve definição sobre mudanças no cenário estadual.

Caso se consolide uma aliança nacional entre MDB e PT, o movimento tende a fortalecer ainda mais a pré-candidatura de Eunício Oliveira ao Senado no Ceará. Com maior sintonia entre as duas siglas no plano nacional, cresce a possibilidade de composição também nos estados, ampliando o espaço político do emedebista na disputa de 2026.