Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Plenário do Senado entregou o 16° Prêmio Bertha Lutz em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), deu inicio a sessão solene do Congresso Nacional onde foi entregue o Diploma Bertha Lutz.

Em um discurso, o presidente do Senado falou a necessidade de apoio permanente às inciativas que tenham como finalidade o fortalecimento de ações voltadas a igualdade e os direitos da mulher. Eunício relembrou que o Diploma Bertha Lutz é um tributo do Senado Federal à causa feminina e às questões de gênero. Ao exaltar a atuação de cada uma das cinco agraciadas com o prêmio, o presidente homenageou a todas as mulheres brasileiras.

“Quero homenagear todas as mulheres brasileiras, guerreiras célebres ou anônimas da luta cotidiana pela vida. Hoje, as mulheres, sozinhas, dirigem um em cada quatro lares brasileiros. E ocupam, cada vez mais, postos importantes. São trabalhadoras habilidosas, empreendedoras criativas, artistas, cientistas, sindicalistas e políticas. Com o passar dos anos e o avanço da sociedade, já podemos assinalar o aumento na escolaridade das mulheres urbanas; o crescimento do nível de ocupação; a ainda tímida, mas já presente, diminuição das históricas e injustas diferenças salariais entre homens e mulheres. Ainda há muito a ser feito. E é por isso que este dia de homenag ens é também um dia de luta. Luta permanente contra a desigualdade e a violência nas relações de poder entre homens e mulheres, que ainda persiste, apesar dos esforços em contrário”, falou Eunício.

O presidente do Senado também prestou uma homenagem a sua mulher, Mônica Paes de Andrade Oliveira, presente na sessão solene.

“A nossa convivência sedimentou em mim exatamente esses princípios humanísticos, igualitários e de segurança que só recebemos no seio de nossas famílias de origem e que me fazem cada vez mais convicto de quão importante é o papel feminino nas nossas vidas”, afirmou Eunício.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp