As boas notícias na área financeira e fiscal de cidades da Região Metropolitana de Fortaleza. O destaque é para o Município de Eusébio, que fica em primeiro lugar entre as184 cidades do Ceará ao apresentar o melhor índice de esforço fiscal próprio. Isso significa maior participação das receitas próprias no conjunto dos recursos que passam pelos cofres do Município.
De acordo com os dados relativos ao ano de 2021, apresentados pelo SICONFI (Sistemas de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), as receitas próprias do Eusébio representam hoje 33,40% de sua arrecadação total.
O repórter Ednardo Lemos, da Rádio Agora FM 107.3, de Cascavel, em participação, nesta segunda-feira, no Jornal Alerta Geral, fala sobre o entusiasmo do prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, com o bom desempenho fiscal do Município.
GESTÃO COMPROMETIDA COM AÇÕES SOCIAIS
Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, os números são muito relevantes e demonstram o grau de desenvolvimento que o Eusébio tem alcançado nos últimos anos, fruto de uma gestão continuada e comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população.
A melhoria na arrecadação própria, conforme Acilon Gonçalves, tem possibilitado a ampliação dos investimentos em obras e, especialmente, em programas sociais, como o Renda Mínima, o TRUE, que é o programa de gratuidade da passagem do transporte de passageiros, além de ações nos setores de Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Lazer.
O secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini, afirma que, quanto maior o índice de esforço fiscal próprio, que é formado pelas receitas próprias divididas pela receita corrente, mais independente o município é das transferências governamentais, que são do governo federal e estadual. Ele destaca que o esforço de melhorar o ambiente de arrecadação do município, com a melhora do cadastro, melhor comunicação e relacionamento como contribuinte foram fatores preponderantes que proporcionaram esse resultado.