A Ação comemorou o dia Nacional da Síndrome de Down (Foto: Jully Lioba)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 21, uma atividade em comemoração ao Dia Nacional da Síndrome de Down. O momento foi realizado no Centro Especializado em Reabilitação (CER), quando as famílias foram recebidas com um café da manhã e conheceram as dependências do novo equipamento da Prefeitura que acolhe também crianças e adolescentes com TEA na Unidade Especializada de Pessoas com Autismo (UEPA)

Segundo a coordenadora do Departamento de Inclusão, da Secretaria de Educação de Eusébio, Marcilene Abreu, neste Dia Nacional Síndrome de Down as Secretarias de Educação e Saúde resolveram unir forças para comemorar a data com um momento lúdico com as crianças e adolescentes, e acolhida e sensibilização das famílias. Segundo ela, o trabalho realizado pelo Departamento de Inclusão se propõe a realizar a adaptação curricular para esses alunos nas escolas, a inclusão dentro nas escolas, com a colaboração dos professores de AEE. “Hoje nesse dia especial todas as escolas estão envolvidas sensibilizando a todos em relação ao dia internacional da Síndrome de Down, que hoje é uma lei”, disse.

A coordenadora da UEPA, Arismênia Lima, fez a apresentação do CER para os pais presentes na atividade, destacando que além de trabalhar com a reabilitação, com atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia realiza também o tratamento voltado para crianças com deficiência. “Chamamos vocês aqui nesse dia especial para conhecer esse espaço, aqui nesse espaço os seus filhos serão assistidos e cuidados por profissionais e vocês participarão aqui de dar assistência e cuidado aos filhos e vocês também receberão orientações para dar continuidade ao atendimento em suas casas,” disse

Presente ao evento, a primeira-dama de Eusébio, Marta Gonçalves afirmou estar feliz pelo Eusébio estar podendo oferecer um atendimento de qualidade para pessoas com deficiência. “Esse é um dia para parar e refletir sobre as políticas públicas que estão aí e para que lutemos contra os preconceitos. A pessoa com síndrome de Down é uma pessoa que tem um cromossomo a mais, o 21, que é o amor. Não temos que nos envergonhar e sim buscar os nossos direitos. Temos aqui no Eusébio o cinema adaptado para crianças com autismo e agora essa Unidade, que veio para cuidar e auxiliar vocês e seus filhos. E teremos brinquedos adaptados nas Praças. A primeira será da Praça Santo Antônio. Que todos se sintam muito bem acolhidos. Nesse espaço vocês vão encontrar o calor humano e a dedicação dos profissionais que darão o melhor para os seus filhos e o objetivo é que eles sigam em frente, sigam para o mundo”, concluiu.

Em seguida, aconteceu a palestra ministrada por Rosette Lopes, mãe do Pedro, de 3 anos, que tem Síndrome de Down. “Esse é um dia importante e a palavra de ordem é a inclusão. Temos que acreditar que eles podem fazer tudo, mas é importante lutarmos pelo acesso à educação, ao esporte, que é o que falta. Eles não são limitados, têm a competência, mas falta o acesso. Devemos lutar sim contra o preconceito e mostrar à sociedade que nossos filhos não são coitadinhos e que podem contribuir com a sociedade através de suas competências”, destacou.

(*) com informações da prefeitura de Eusébio