Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Eusébio vai sediar no dia 24 de março próximo, a Segunda Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas, cujo tema será “Drogas: Cuidado ou Repressão – Desafios e possibilidades da política sobre drogas atual no Ceará”. O encontro acontecerá na sede da Fiocruz, no bairro Precabura, com a participação de representantes dos 43 municípios pertencentes a Macrorregião de Saúde de Fortaleza. Serão 120 vagas presenciais e 800 remotas. A Conferência Estadual foi dividida pelas cinco macrorregiões de saúde do Ceará para que o trabalho seja melhor efetivado.

A primeira acontece no dia 10 de março em Santa Quitéria; a segunda, dia 24 de março, no Eusébio; a terceira será no dia 7 de abril, no Crato; a quarta no dia 20 de abril, em Russas e a quinta, em 5 de maio, em Quixadá. Elas antecedem a Conferência Estadual que acontecerá no dia 19 de maio em Fortaleza. Podem participar da Conferência, os usuários de política sobre drogas, pacientes CAPS AD, participantes do programa de reinserção, profissionais da área, que tem expertise em políticas sobre drogas e que estejam lotados nas várias secretarias. Essa conferência vai escolher os delegados que participarão da Conferência Estadual.

Segundo a assessora especial de Políticas sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, o Eusébio foi escolhido pelo Conselho Estadual sobre Drogas para sediar o encontro da Macrorregião de Saúde de Fortaleza. O Eusébio é referência na política sobre drogas desde 2009 pelo trabalho realizado através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas na construção de uma rede eficaz, com Plano Municipal e um Conselho Municipal atuante.

Micheline destaca que as conferências, que acontecem nas macrorregiões, acontecerão justamente com o intuito de subsidiar a construção do Plano Estadual de Políticas sobre Drogas, “como é um plano estadual, é preciso conhecer as peculiaridades e as especificidades de cada região. Por isso, existe essa estruturação para que todos possam contribuir com a elaboração das políticas estaduais sobre drogas que comtemple toda a realidade do estado do Ceará. Portanto é um momento importantíssimo, ímpar de discussão, de alinhamento de possibilidade de construção, para o estado do Ceará, de um plano que possa refletir realmente a realidade do nosso estado com relação a política sobre drogas”, afirmou Micheline que também é conselheira estadual de políticas sobre Drogas.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta a importância dessa Conferência para o desenvolvimento de políticas estaduais que venham complementar as ações que os municípios já vêm realizando em políticas sobre drogas. “Estamos realizando um trabalho continuado há 13 anos e sempre trocando experiências visando melhorar nosso atendimento. Temos o programa de reinserção social e a Escola da Promoção a Vida, que cuidam de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade e de pacientes que são atendidos na saúde mental em parceria com as comunidades terapêuticas, o que tem garantido o resgate de vidas”, destacou o gestor municipal.

Serviço

I Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas do Ceará! Iremos construir o Plano Estadual de Políticas sobre Drogas

As inscrições vão até dia 20.03.22

Serão 120 vagas presenciais e 800 remotas, por região.

(*) Com informações Prefeitura do Eusébio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp