O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, abriu o debate sobre as deficiências no sistema de transporte coletivo e levou à propaganda eleitoral no rádio e na televisão as mazelas enfrentadas pela população que precisa se descolar, diariamente, de ônibus.
Segundo Evandro, a liberdade de ‘ir e vir’ é o que garante o acesso ao estudo, ao trabalho, à saúde e ao lazer e a cidade de Fortaleza precisa de um transporte público que chegue a todos os bairros, com rapidez, conforto e tarifa justa.
Mas na contramão desse bem-estar para quem precisa do transporte coletivo, de acordo com Evandro Leitão, a população passou a conviver, nos últimos anos, com o aumento da passagem, queda na quantidade de linhas de ônibus e maior espera nas paradas.
A propaganda eleitoral de Evandro Leitão cita, com base em uma reportagem do Jornal O Povo, que mais da metade das linhas de ônibus de Fortaleza teve redução do número de viagens e que, entre as 304 rotas analisadas, 154 sofreram algum tipo de alteração.
MAIS CORREDORES E MAIS LINHAS DE ÔNIBUS
A propaganda veicula depoimentos de passageiros que manifestam descontentamento com a lentidão, o desconforto e a superlotação dos ônibus. A Prefeitura de Fortaleza e o Sindicato das Empresas do Transporte de Passageiros (Sindiônibus) não se pronunciaram sobre as falhas apontadas por Evandro Leitão no sistema de ônibus.
Diante do sofrimento da população, Evandro disse que, se eleito prefeito, criará mais linhas exclusivas de ônibus, maior número de viagens, integração, por meio do Bilhete Único, do ônibus ao VLT e ao Metrô e ampliará o passe livre estudantil nos finais de semana.
Entre as propostas de mobilidade urbana, Evandro anunciou, ainda, a criação de corredores para motos em avenidas largas e pontos de apoio para motoristas e motociclistas de aplicativos, com banheiro, agua potável e carregadores de celular, além de acabar com a indústria da multa, com mais transparência e agilidade na análise dos recursos.