O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão, apresentou, em sessão plenária desta sexta-feira (15), o balanço de atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo no primeiro semestre de 2022.
O parlamentar ressaltou que desde o momento em que assumiu a Presidência da Casa, teve como principal missão aproximar a população do Poder Legislativo. Entre os trabalhos desenvolvidos, Evandro citouprojetos desenvolvidos pela Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) como o programa “Alcance” e os cursos de capacitação e línguas oferecidos para servidores; a parceria desenvolvida pelo Comitê de Responsabilidade Social, com Senai, Senac e Adece, que criou o programa A Leitura Liberta na qual foram doadas 10 toneladas de livros pro sistema prisional. O deputado destacou, ainda, os 48.631 atendimentos realizados pelo Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia. Ele enalteceu ainda os números atingidos pelo Procon Assembleia, que prestou 1.494 atendimentos, promovendo 1.037 audiências de conciliação e 128 cálculos revisionais. Destaque também para o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos que auxiliou 937 pessoas, como também a Sala do Empreendedor, nos seus 300 atendimentos aos microempreendedores do estado.
RESPEITO NO PERÍODO ELEITORAL
Além disso, Evandro Leitão aproveitou a ocasião para pedir que o respeito às diferentes opiniões políticas seja mantido na Casa. Para o deputado, os parlamentares são lideres que devem dar exemplo de pacirmònia entre as divergências.
“Nós agora iremos entrar no período eleitoral. E agora eu quero pedir, com bastante humildade, para que nós possamos, cada vez mais, nos respeitar. Nós temos que aceitar o contraditório, nós temos que aceitar, sobretudo, as diferenças. A sociedade brasileira, cada vez mais, está a necessitar de termos a condição de estar ouvindo o próximo. Nós, 46 deputados e deputadas, somos líderes e temos que dar exemplo”, destacou o parlamentar.
Abaixo, a fala do deputado durante a sessão desta sexta-feira.
ATIVIDADES PARLAMENTARES
De acordo com Evandro Leitão, foram realizadas 38 sessões solenes, 29 audiências públicas, 42 sessões ordinárias e 538 projetos apresentados, dos quais 413 aprovados. Pelas comissões técnicas, foram dados 249 pareceres em mensagens, 264 para projetos de lei e 656 projetos de indicação. Além disso, foram digitalizados 2.312 documentos da Casa, 880 execuções de processos e 1281 ações da Consultoria Técnica Legislativa.
“Tenho muito orgulho e alegria em compor esse Parlamento. Ciente de que tudo na vida passa, reafirmo o nosso dever em sermos intensos enquanto estivermos aqui, dando a resposta para os anseios da sociedade, pois é o que ela espera de nós. Vamos entrar no período eleitoral e tudo o que peço é humildade para que o respeito prevaleça. Aceitar o contraditório, as diferenças, ver e ouvir a sociedade. Somos lideres e precisamos dar exemplo”, concluiu.
PRÓXIMAS AÇÕES DA CASA
Na ocasião, o presidente da Casa anunciou a posse, no próximo dia 26 de julho, dos 100 novos servidores aprovados no concurso da Assembleia, a implantação do Laboratório de Inovação da Assembleia e o lançamento da Cartilha de Orientação para gestores públicos no período eleitoral.