Os preparativos para a posse dos novos parlamentares que irão integrar a legislatura 2023/204. O presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, recebeu, nessa quarta-feira, no Auditório Murilo Aguiar, deputados e deputadas que conquistaram um novo mandato ou chegam, pela primeira vez, ao Legislativo para o exercício do mandato.
Evandro, ao saudar os novos colegas de Parlamento, falou sobre o papel do Legislativo, as ações que estão sendo desenvolvidas para maior aproximação entre o Poder e a população e afirmou que, na convivência diária, uma das marcas da Assembleia Legislativa é o respeito a todos e a todas, independente de questão política ou ideológica. A Assembleia, segundo Evandro Leitão, é uma Casa plural, onde todos têm a obrigação do respeito mútuo e sem espaços para a intolerância.
Evandro destacou, ainda, a importância da participação dos deputados nas comissões técnicas e as definiu como o ‘pulmão do Poder Legislativo’ por onde passam todas as proposições de iniciativa dos parlamentares e os projetos oriundos dos Poderes Executivo e Judiciário que tem impacto na vida dos cearenses.
REELEIÇÃO
O presidente Evandro Leitão se antecipou para dizer que seu nome está disponível para uma possível reeleição, caso seja da vontade dos demais colegas.
“Se for essa a vontade de todos, retomaremos esse trabalho que temos feito com muito orgulho e dedicação, tendo sempre em perspectiva de que tudo é passageiro”, observou Evandro, que, até esse momento, conta com o apoio de 40 dos 46 deputados estaduais.
MOVIMENTAÇÃO E PALESTRA
O deputado Sérgio Aguiar (PDT), representante cearense da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), falou sobre as atribuições da entidade e a importância da filiação dos parlamentares. Segundo ele, a Unale conta com 1.059 deputados estaduais de todo o País, sendo apenas 10 representantes da Alece.
Ele ressaltou que a participação massiva dos parlamentares fortalece a atuação cearense em questões de âmbito federal. “Se tivermos, por exemplo, uma proposta de emenda constitucional (PEC) aprovada na Unale por metade dos estados da federação mais um, essa PEC está apta a se tornar uma PEC à Constituição Federal”, informou, reforçando a importância do engajamento dos parlamentares.
Além desse fortalecimento, Sérgio Aguiar informou que a Unale oferece serviços para os parlamentares, como apoio logístico em viagens à Brasília, e um banco de dados que pode subsidiar futuros projetos de parlamentares.
Participaram também do evento, a diretora-geral da Alece Sávia Magalhães; o diretor administrativo e financeiro Paulo Neiva; e o diretor da Diretoria Legislativa Fabrício Machado, apresentando seus respectivos departamentos e principais atribuições.
Para Paulo Neiva, esse momento é “muito importante para que os parlamentares eleitos, principalmente os de primeiro mandato, já comecem a se ambientar sobre o que terão de enfrentar a partir da posse em fevereiro”.
A mesa de recepção dos parlamentares eleitos foi composta, ainda, pelo vice-presidente da Alece, deputado Fernando Santana (PT); pelo 1º Secretário da Casa, deputado Antônio Granja (PDT); e pelo segundo vice-presidente, deputado Danniel Oliveira (MDB).
Também participaram do evento os deputados eleitos Agenor Neto (MDB), deputada Gabriella Aguiar (PSD), Stuart Castro (Avant), Lucinildo Frota (PMN), Cláudio Pinho (PDT), Emília Pessoa (PSDB), Alysson Aguiar (PCdoB), De Assis Diniz (PT), Dr. Oscar Rodrigues (União), Fernando Hugo (PSD), Firmo Camurça (União), João Jaime (Progressistas), Juliana Lucena (PT), Júlio César Filho (PT), Leonardo Pinheiro (Progressistas), Luana Ribeiro (Cidadania), Marcos Sobreira (PDT), Marta Gonçalves (PL), Missias Dias (PT), Moisés Braz (PT), Oriel Filho (PDT), e Romeu Aldigueri (PDT).
POSSE
O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, também deu alguns avisos durante a cerimônia de boas-vindas. Ele informou que a cerimônia de posse deverá acontecer no dia 1 de fevereiro, a partir das 9h, seguida da eleição da nova Mesa Diretora. No dia 02/02, acontece a primeira sessão legislativa com a leitura da mensagem governamental pelo governador do Estado, Elmano de Freitas.
Segundo o diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto de Aragão, devido a mudanças no Regimento Interno da Alece, a votação para a nova Mesa Diretora será aberta, e tão logo seja aprovada a chapa vencedora, seguirá o discurso do novo presidente e a convocação e posse dos suplentes daqueles parlamentares que irão se ausentar para ocupar secretarias de Estado.
(*) Com informações da Assembleia Legislativa