Três eventos do setor portuário, realizados, em Brasília, atraíram, nesta semana, representantes de portos de todo o Brasil. A agenda tem o IX Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias, o XII Congresso Nacional dos Órgãos Gestores de Mão de Obra e a II Conferência Nacional Permanente da Federação Nacional das Operações Portuárias de Direito Portuário (PORTJUR).
“A Companhia Docas do Ceará tem acompanhado e cumprido as principais diretrizes que norteiam a política nacional de Portos e Aeroportos do Governo Federal’’, destaca o Assessor da Presidência da Companhia e Presidente do Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Fortaleza, Roberto Loureiro, ao acompanhar, em Brasília, os debates sobre as ações e avanços na área portuária nacional.
Loureiro destaca, também, como uma das prioridades, a execução de medidas contra riscos de acidentes: ‘’Na condição de Presidente do OGMO, estamos atentos às responsabilidades das empresas que operam no Porto quanto à efetivação de ações que minimizem os riscos de acidentes com os trabalhadores portuários avulsos”, observou.
O IX Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias, que fica encerrado nesta quinta-feira (4), marca os 30 anos da FENOP ( Federação Nacional das Operações Portuárias) e reuniu, desde a última terça-feira, centenas de empresários, servidores públicos e trabalhadores de portos. Entre as autoridades, estão o Secretário Nacional de Portos e Aeroportos, Alex Sandro de Ávila, o Presidente da FENOP, Sérgio Aquino e o Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery Machado.
(*) Com informações da Companhia Docas do Ceará