O ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda, esposo da Governadora Izolda Cela, é um dos nomes que passam a integrar o grupo da área da educação da equipe de transição do Governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O nome de Veveu foi anunciado, na tarde desta segunda-feira, pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, coordenador do grupo de transição. Izolda é cotada para comandar o Ministério da Educação.

Veveu assumiu a Prefeitura de Sobral em 2011 após o então prefeito Leônidas Cristino (PDT) renunciar ao mandato para dirigir a Secretaria dos Portos no Governo Dilma Roussef. Em 2012, Veveu Arruda foi reeleito e, nas eleições de 2016, ajudou a eleger o atual prefeito Ivo Gomes. Ivo conquistou a reeleição em 2020.

As gestões de Veveu e Ivo deram sequência ao sistema de educação que nasceu pelas mãos da então secretária municipal Izolda Cela durante a administração Cid Gomes e que deram projeção nacional ao Município de Sobral como um dos melhores modelos de ensino público do Brasil.

Izolda desenvolveu a mesma metodologia de ensino quando comandou a Secretaria de Educação do Estado no Governo Cid Gomes. As ações deram resultado e o ensino público estadual do Ceará ganhou destaque nacional, projetando Izolda Cela como um dos nomes mais citados para o Ministério da Educação. Durante a campanha à Presidência da República, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, ao gravar mensagem ao lado de Izolda Cela, pediu para que ela, Izolda, se preparasse porque viria muito trabalho em Brasília.