O ex-presidente da Executiva Estadual do PSDB, ex-senador Luiz Pontes, classificou como ‘imprudente’ e ‘deselegante’ a postura adotada pelo vice-prefeito e atual presidente do partido, Élcio Batista, de determinar a desfiliação da médica Socorro Martins, que aceitou o convite do prefeito Evandro Leitão (PT) para assumir o cargo de Secretária de Saúde de Fortaleza. Socorro comandava o PSDB de Santa Quitéria.
‘’A decisão foi unilateral, isolada e desrespeitosa com uma militante histórica do PSDB’’, protestou Luiz Pontes ao sair em defesa da permanência de Socorro Martins no partido, a quem chama de ‘’médica competente, ética e correta e que, ao passar pela Secretaria de Saúde de Fortaleza, mostrou capacidade para gerenciar uma das áreas mais complexas da administração pública. Socorro ocupou o cargo na gestão Roberto Cláudio (PDT).
Pontes disse, ainda, ser incompreensível a forma como Élcio Batista usou para excluir a médica Socorro Martins dos quadros do PSDB. Élcio, atual vice-prefeito de Fortaleza, não gostou da decisão de Socorro em aceitar o convite de Evandro sem qualquer comunicado ao comando estadual do PSDB.
‘’Ele (Élcio) agiu no contexto mais pessoal e menos político, com um sentimento inimaginável de vingança e ressentimento’’, afirmou o ex-senador tucano ao fazer referência aos conflitos de Élcio Batista com o ex-deputado estadual e presidente regional do PSB, Eudoro Santana.
Após o episódio provocado por Élcio, Pontes disse ter mantido contato com Socorro Martins para manifestar solidariedade e dizer que em nenhum momento a ideia de tirá-la do PSDB passou por avaliação coletiva da direção estadual. ‘’Foi um ato isolado, unilateral e deselegante’’, repete o ex-senador tucano.
DESAFIOS DE 2026
O ex-senador Luiz Pontes não esconde que tem ideias políticas diferentes, mas elogiou o prefeito eleito Evandro Leitão pelo convite a Socorro Martins para a Secretaria de Saúde.
‘’A Socorro vai realizar um grande trabalho. É competente e sabe quais medidas devem ser adotadas para a saúde funcionar melhor na Capital’’, afirmou Luiz Pontes, ao dizer, ainda, que Socorro tem todo o seu apoio nesse novo desafio profissional. ‘’É hora da união de todos para o Evandro Leitão acertar e termos uma cidade bem administrada’’, acrescentou o tucano.
Nota de solidariedade à Dra. Socorro Martins:
Em um momento em que a integridade e a dedicação à saúde da população são mais valorizadas do que nunca, desejo todo o sucesso à médica Socorro Martins em seu novo desafio de comandar a Secretaria de Saúde de Fortaleza, atendendo convite do prefeito eleito Evandro Leitão. Ao mesmo tempo, lamento que, para aceitar o convite, tenha sido imposta sua desfiliação do PSDB. Tal decisão foi uma medida unilateral do presidente do diretório estadual, Elcio Batista, sem que outras pessoas e instâncias do partido tenham sido ouvidas. Eu mesmo, recebi com surpresa, considerando um ato extremado, desnecessário e prejudicial ao partido.
Entendo o desejo do presidente do diretório estadual em reposicionar o PSDB para liderar um projeto de poder no Ceará, mas não vejo como a manutenção de Socorro Martins como filiada desviaria o foco dessa finalidade, uma vez que o convite foi uma decisão pessoal do prefeito eleito e a aceitação atendeu avaliação exclusivamente dela.
Acredito que a verdadeira vocação de um médico é servir à sociedade, e espero que a Dra. Socorro mantenha sua integridade e continue a inspirar outros com seu exemplo. Estou ao seu lado nesta jornada, torcendo para que suas decisões sejam guiadas pelos valores que sempre a nortearam.
Quanto ao PSDB, que sempre norteou suas decisões pelo equilíbrio, direito ao contraditório e à expressão de seus filiados, defendo que façamos uma oposição responsável, mas sem rancor nem extremismo. Enquanto ex-dirigente do PSDB por quatro vezes, expresso meus sentimentos de sucesso à nova administração de Evandro Leitão.
Apoiamos o PDT , participando inclusive da gestão do prefeito Sarto, a quem atribuímos grandes entregas, mas o resultado da eleição deve servir como um convite à reflexão e ao diálogo, promovendo um ambiente de colaboração entre os membros do PSDB e a sociedade. É hora de deixar de lado as divisões e focar no que realmente importa: o bem-estar da população e o desenvolvimento da cidade.
É possível fazer uma oposição responsável, sem perder de vista a ideia de construir um PSDB mais forte, inclusivo e comprometido com as causas que realmente importam. O futuro de Fortaleza depende da nossa capacidade de diálogo e da nossa disposição para agir em conjunto, em vez de perpetuar divisões. É tempo de unir forças e traçar um caminho que beneficie todos os fortalezenses.