O secretário adjunto das Cidades, Germano Fonteles, e o coordenador de Saneamento da pasta, Alceu Galvão, receberam representantes do Ministério da Integração e membros do Comitê Estadual do Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar) para tratar dos próximos passos da implantação do sistema no Ceará.
Durante a reunião, a secretaria das Cidades avaliou a situação atual da instalação do sistema no Estado e apresentou ao Comitê o processo para a expansão do sistema em 125 municípios do Ceará no período de 2017 e 2018.
Como forma de assegurar a continuidade da expansão para novos municípios cearenses, a Secretaria garantiu recursos da ordem de R$ 6 milhões, junto ao Ministério da Integração, através do Programa Interáguas, em novembro de 2016.
Comitê Estadual do Siasar
O Comitê Estadual do Siasar é formado por um conjunto de entidades de âmbito estadual e federal, além da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), que avalia o processo de instalação do Siasar no estado.
O Siasar
O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.
Com informação da A.I