Famílias em situação de vulnerabilidade assistidas por entidades da Região do Cariri vão ser atendidas pelo Programa Mais Nutrição ainda este ano. Além do Cariri, mais entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú serão contempladas com o programa. Essa conquista é fruto de autorização do governador Camilo Santana para ampliar o Programa Mais Nutrição com o investimento do Governo do Ceará de R$ 1.986.388,05 para custeio, manutenção da equipe, compra de novos equipamentos e ampliação da estrutura da fábrica, localizada na Ceasa de Maracanaú.

Já no Cariri, será reformado espaço físico da Ceasa de Barbalha para receber as doações dos permissionários. A ação prevê ainda que as famílias atendidas pelas entidades da região recebam polpas e mix desidratados produzidos na fábrica que será ampliada em Maracanaú.

Desde o início da ação, em junho de 2019, até o momento foram doadas cerca de 310 toneladas de alimentos contemplando 78 entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú beneficiando 14.586 pessoas. O Programa Mais Nutrição faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. “O Mais Nutrição tem papel fundamental de contribuir para o combate ao desperdício de alimentos, o enfrentamento à fome e a segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes. Diante da pandemia mundial do coronavírus, a preocupação do Governo do Ceará redobrou com os mais vulneráveis e o Mais Nutrição continua abastecendo as instituições beneficiadas com a doação dos alimentos cedidos pelos permissionários da Ceasa-CE. Garantir a ampliação da fábrica e a expansão do programa para o Cariri é uma grande conquista para o atendimento dos que mais necessitam”, destacou a primeira-dama.

“Vamos ter na Ceasa de Barbalha o início da operação do sistema da política do Mais Nutrição. Esse ano o governador Camilo Santana está fazendo o investimento para que a gente não só aumente a capacidade de produção instalada, mas que pudesse também chegar na Região do Cariri. Nós queremos ampliar e atender não só as 78 entidades cadastradas, que atende aproximadamente 15 mil pessoas, mas na perspectiva de duplicar esse número“, ressaltou o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco De Assis Diniz.

Programa Mais Nutrição

Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes. A ação é realizada pelas secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS)e Desenvolvimento Agrário (SDA); Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) com a parceria do *Grupo M. Dias Branco, da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assucece), e do Instituto Agropolos do Ceará.

Ibama

Além de proporcionar a segurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade, o Mais Nutrição alimenta também os animais do Ibama, principalmente aves (passeriformes e psitacídeos) e primatas (macaco prego e guaribas). Até o momento, cerca de 15 mil quilos de alimentos impróprios para o consumo humano já foram doados ao instituto, que semanalmente (segundas e quintas-feiras) realiza a busca de frutas, verduras e legumes, após serem separadas e selecionadas pelo tipo e qualidade.

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará