As frequentes falhas nos sistemas do INSS fazem os segurados e beneficiários esperarem mais tempo para receber respostas aos pedidos de auxílios e aposentadorias. Ao longo do primeiro semestre de 2024 foram, pelo menos, 67 dias com falhas, incluindo, também, interrupções completas.
Os sistemas digitais dão suporte para os servidores da previdência social analisarem os pedidos de benefícios. Quando há falha, é inevitável a demora para quem está do outro lado receber resposta com mais agilidade. Se o segurado ou segurada for a uma agência do INSS, vai ser aconselhado (a) a retomar o atendimento por meio digital.
FALHAS E PREJUÍZOS
Os números sobre as falhas nos sistemas do INSS, registradas entre os dias 1º de janeiro e 20 de junho de 2024, foram publicadas pelo portal G1. A Dataprev disse que as bases de dados são “monitoradas em regime de 24 horas, 7 dias por semana, com rotinas para atuação emergencial visando o seu pronto restabelecimento operacional, caso necessário”.
Segundo, ainda, a empresa, “No período apurado, o total de horas em que os sistemas ficaram paralisados foi de 137 horas e 25 minutos, que representa menos de 1% das horas de funcionamento previstas para estes serviços’’. As falhas nos sistemas geram prejuízos aos beneficiários e segurados do INSS. A lentidão no atendimento é agravada com o número reduzido de servidores.
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O Sistema Ceará Agora de Comunicação leva ao ar, aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, o Jornal Alerta Geral com orientação sobre os benefícios previdenciários.
O Jornal Alerta Geral, com a participação do professor e advogado Paulo Bacelar, é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pela Internet e, aos sábados, por mais de 30 emissoras de rádio. Os ouvintes e internautas podem encaminhar dúvidas para o whatsApp (85) 99273.4353