As campanhas para inibir a avalanche de noticias falsas são cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, mas não surtem efeito na mesma proporção dos estragos provocados pelas chamadas “fake news”. As noticias falsas podem gerar prejuízos coletivos também a quem as consome sem checar a origem e a veracidade do conteúdo que chega pelas redes sociais.
Recentemente, circulou pelas redes sociais um suposto decreto publicado pela União que repassaria aproximadamente 600 bilhões de reais para Estados, Distrito Federal e Municípios, o que nos levaria a deduzir que o “rombro da Previdência” seria menor do que o alardado pelo Governo.
São poucas as pessoas que têm o cuidado para avaliar se a informação é ou não real. Quando o tema desperta mais curiosidade, a notícia, falsa ou verdadeira, ganha mais atenção de quem a recebe e é repassada sem qualquer checagem por meio dos grupos sociais.
O mais grave é que, muitas vezes, as fake news são interpretadas como verdade.
O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior) desta quinta-feira (14), com as análises dos jornalistas Beto Almeida e Luzenor de Oliveira e as informações do correspondente Carlos Silva sobre o falso decreto da União que começou a circular nas redes sociais nestaa semana:
Você pode ouvir essa e outras notícias no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), na íntegra: