A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, esteve, nesta sexta-feira (30), nas cidades de Cascavel e Horizonte para entregas dos cartões Ceará Sem Fome. Encerrando, assim, as agendas na Região Metropolitana e Interior. Na última quinta-feira (29), ela também havia participado de momentos semelhantes nas cidades de Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem e Canindé. Conforme dados da Secretaria da Proteção Social (SPS), até o momento, mais de R$ 7 milhões circulam na economia dos municípios graças às compras feitas pelos beneficiários em estabelecimentos cadastrados.
“Vamos trabalhar juntos para libertar essas famílias da fome. Para que elas tenham condições próprias de elas comprarem seus alimentos no futuro. Esse é o desejo do governador Elmano em seu mandato, junto a um grande programa que existe em nosso país, que se chama Bolsa Família”, ressaltou a primeira-dama, Lia de Freitas, em uma de suas falas.
O secretário da Infância, Família e Combate à Fome da SPS, Caio Cavalcanti, destacou a importância de programas como o Mais Infância e o Vale-Gás, que se unem ao Ceará Sem Fome para combater à insegurança alimentar dos cearenses. “São programas que foram criados no governo Camilo Santana, atual ministro da Educação, e que estão tendo continuidade no Governo do nosso Elmano de Freitas e sendo fortalecidos. Agora, eles são articulados também com o Programa Ceará Sem Fome”, disse.
Combater à fome e fomentar a economia
Mais de dois mil comércios já foram cadastrados para receberem o cartão Ceará Sem Fome em todo o Estado. Com a utilização pelos beneficiários, já são mais de R$ 7 milhões circulando nos municípios, o que corrobora com as políticas estruturantes por trás do programa.
Uma das pessoas que vai utilizar dessa rede credenciada é a senhora Cassiana Mendes, moradora da cidade de Quixadá. Ela estava na solenidade com as duas filhas: Beatriz, de sete anos; e a Bianca, de dois anos. Muito sorridente, ela comentou sobre o que faria quando recebesse o cartão. “Com certeza vou fazer meu mercantil quando eu sair daqui”.
Quando perguntada se tinha algo que ela tinha preferência em comprar, ela foi enfática: “Carne, com certeza. Porque estava mais difícil de comprar. Aí a gente vai comprar verdura, fruta para a minha filha, se Deus quiser. Isso é muito bom”, disse.
Agora, a primeira-dama deve acompanhar as entregas dos cartões no município de Fortaleza. Você pode acessar o cronograma dos pontos no site do Ceará Sem Fome.