O deputado federal José Airton Cirilo (PT) definiu, nesta terça-feira, em entrevista ao Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 22 emissoras no Interior), como ‘favas contadas’ a aliança entre o PT e o PMDB para unir o Governador Camilo Santana e o senador Eunício Oliveira. Camilo é candidato à reeleição, enquanto Eunício disputará um novo mandato ao Senado.
José Airton disse, ainda, que a união caminha para se fortalecer após as declarações do senador Eunício Oliveira de apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. A aliança que começou a ser discutida entre Camilo Santana e Eunício Oliveira atrairá também o PDT. A sigla terá o ex-governador Cid Gomes candidato ao Senado.
Ao ser questionado sobre uma possível coligação com o PMDB, Cid Gomes chegou a dizer que tem divergências políticas com Eunício, mas o processo da sucessão estadual quem conduz é o governador Camilo Santana. O presidente regional do PDT, deputado André Figueiredo, desdenhou de uma possível aliança com o PMDB e, nos corredores da Câmara Federal, em conversa com colegas parlamentares, classifica como ‘zero’ a possibilidade de união com Eunício Oliveira. A última conversa com esse conteúdo teve como testemunhas os deputados federais Genecias Noronha (SD) e Cabo Sabino (PR).
Para o deputado federal José Airton Cirilo, as divergências políticas e partidárias existem, mas a união de forças entre Camilo Santana e Eunício Oliveira garante recursos e obras do Governo Federal para o Ceará. José Airton citou as reuniões de Camilo e Eunício para destravar a liberação de verbas da União.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), participou, também, de conversas com o presidente do Senado. Camilo, Roberto e Eunício trataram sobre recursos do Governo Federal e a necessidade de aval do Senado para empréstimos internacionais. Eunício agilizou as duas medidas para garantir recursos destinados à ampliação da rede de saúde, com a construção do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, com sede na cidade de Limoeiro do Norte, Cinturão das Águas e Metrô de Fortaleza. As conversas administrativas abriram espaços para o diálogo político sobre as eleições de 2018.
Entre as conversas administrativas, José Airton informou que, próximo ano, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará vai receber R$ 260 milhões para custear as despesas com hospitais regionais e policlínicas. Confira a entrevista com o deputado federal José Airton Cirilo levada ao ar, nesta terça-feira, no Jornal Alerta Geral.