Nesta segunda-feira (10), o Ministério da Fazenda lançou o Repis Cidadão uma plataforma on-line, do Sistema de Ressarcimento de Valores do Fundo PIS/Pasep que foi extinto em 2020. Por meio do site repiscidadao.fazenda.gov.br, o trabalhador poderá verificar se há valores a serem sacados referentes à antigas cotas e como proceder para retirar o dinheiro, incluindo orientações específicas para os herdeiros.
Os primeiros pagamentos das antigas cotas serão pagos em 28 de março. Para realizar a consulta, o sistema exigirá uma conta de nível prata ou ouro na plataforma Gov.br.
Além da nova plataforma, a consulta continua disponível por meio do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do internet banking da Caixa Econômica Federal.
O sistema é mais uma forma de os trabalhadores resgatarem quantias deixadas para trás, como o “dinheiro esquecido” liberado pelo Banco Central (BC), por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR).
Os valores consultados via Repis Cidadão referem-se ao ressarcimento das cotas do extinto Fundo PIS/Pasep destinadas a pessoas que trabalharam com carteira assinada (no caso do PIS) ou como servidor público (no caso do Pasep) entre 1971 e 1988 e que ainda não realizaram o saque das cotas.
O montante a ser retirado varia conforme o tempo de trabalho e o salário recebido à época. O Ministério da Fazenda estima que o valor médio liberado seja de R$ 2.800. O saldo individual de cada um vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou no período e qual era o salário naquela época.
Cotas do PIS/Pasep são diferentes de abono salarial
O sistema não tem relação com o atual programa de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2025. São valores distintos.
O abono é um benefício destinado a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2023, com remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.604, na época), conforme informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).O abono salarial é um benefício anual, no valor de até um salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.518.
O calendário de pagamento do abono 2025 começou no mês passado, para os trabalhadores nascidos em janeiro. A partir de 17 de março, o dinheiro será liberado para os que fazem aniversário em fevereiro. Confira abaixo:
Calendário de pagamento do abono salarial 2025
| Nascidos em | Recebem a partir de |
| Janeiro | 17 de fevereiro |
| Fevereiro | 17 de março |
| Março e abril | 15 de abril |
| Maio e junho | 15 de maio |
| Julho e agosto | 16 de junho |
| Setembro e outubro | 15 de julho |
| Novembro e dezembro | 15 de agosto |
Fonte: MTE
Com informações do site Extra
