O Brasil já registrou quatro mortes em decorrência da febre maculosa, nos últimos dias, em Campinas, no estado de São Paulo. Os números alertam para um surto localizado da doença causada por uma bactéria e transmitida pela picada do carrapato. O Ceará, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde, registrou 40 ocorrências de 2010 a 2023, mas não houve nenhuma morte.
Neste ano, o Estado recebeu 14 notificações e confirmou 4 casos. Ao todo, já houve 53 ocorrências da doença no país, com 8 mortes, de acordo com boletim do Ministério da Saúde. São Paulo é o estado com mais casos; dos 12, em 6 ocorrências os pacientes vieram a óbito.
A maior concentração de casos, conforme a Pasta federal, é nas regiões Sudeste e Sul, e de modo geral ocorrem de forma esporádica.
Segundo especialistas, a doença é transmitida, até agora, pelo carrapato estrela, que está associado a algumas espécies silvestres, principalmente a capivara, e em espécies domésticas, a equinos no geral, como cavalos e jumentos. Não é normal que ache em cão, em bovinos.