Os profissionais de enfermagem da rede privada de saúde em todo o Brasil começam o mês de setembro com a incerteza sobre o cumprimento da lei do piso salarial. A Federação Brasileira de Hospitais (FBH), por meio de comunicado enviado às associações estaduais, recomenda que, antes da aplicação dos novos valores salariais, os hospitais devem aguardar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a constitucionalidade da lei do piso.


De acordo com a Federação, se o piso de R$ 4.750 for implantado, as empresas podem ser impedidas de retirá-lo caso o STF considera a lei inconstitucional. A entidade, como antecipou o Jornal O Globo, observa que a Constituição Federal e a CLT preveem a irredutibilidade salarial e alerta. ‘’Portanto, se houver alteração na folha de pagamento, os valores terão de ser mantidos, independentemente da decisão do STF”.


A entidade alerta que os gestores evitem polêmica nas redes sociais e se manifestem por meio da associação representativa do setor. Há poucos dias, uma pesquisa atribuída à Federação das Santas Casas indicou que, se implantado o piso o reajuste salarial, 20 mil leitos, com a demissão de 83 mil profissionais, poderão ser fechados. .

MOVIMENTO DOS PROFISSIONAIS

As entidades que congregam os profissionais de enfermagem acompanham a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e acreditam que, pelas manifestações solicitadas a entidades e órgãos que estão sendo ouvidos pelo STF, a decisão pode ser favorável à manutenção da lei.


A presidente interina do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), Ana Paula Lemos, afirma, em entrevista, nesta sexta-feira, ao Jornal Alerta Geral, que os profissionais não devem se apavorar com as ameaças de demissões e que a lei do piso salarial é uma conquista sem volta. Ana expõe otimismo quanto ao julgamento da ação movida pelos hospitais no STF.


ENTREVISTA NO JORNAL ALERTA GERAL


Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio no Interior do Estado.