As ações do Poder Judiciário e a ampliação das medidas das polícias para desobstrução das estradas bloqueadas por caminhoneiros descontentes com o resultado da eleição presidencial ganharam, nessa terça-feira, o apoio da Federação Nacional de Freitas (FNP).
A entidade, por meio de nota, recomendou que as prefeitas e os prefeitos das médias e grandes cidades, em defesa intransigente da democracia e do resultado eleitoral, devem determinar, no âmbito das suas atribuições, inclusive se valendo de agentes de trânsito e guardas municipais, a manutenção do direito constitucional de ir e vir.
De acordo com a entidade, a liberdade de manifestação também deve evidentemente ser garantida, mas não poderá, de nenhuma forma, bloquear ruas, rodovias e acessos.
Em outro ponto da nota, a Federação Nacional de Prefeitos destaca que a desobstrução das vias públicas locais, que, ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido é também dever dos governos municipais. Sendo, assim, a entidade municipalista reforça a importância do cumprimento do que rege a legislação brasileira, evitando prejuízos econômicos, sociais e o desabastecimento.