Com o feriado da Semana Santa, a Secretaria Municipal do Turismo espera cerca de 118 mil turistas na Cidade. Com um gasto médio individual de R$ 2.583,33, eles deverão injetar mais de R$ 306 milhões na economia. As estimativas são do Observatório do Turismo de Fortaleza, núcleo de pesquisas de gestão turística, criado em 2019, que produz indicadores e estudos do setor.
O equipamento tem como objetivo monitorar os impactos do turismo em Fortaleza, para auxiliar os diagnósticos e prognósticos, ou seja, contribuir para o bom êxito do planejamento do destino.
“Os feriados são sempre uma boa oportunidade de movimentar um pouco mais a economia em um período que não é de alta estação. Para a Semana Santa não será diferente. Acreditamos que a ocupação hoteleira em Fortaleza ficará em torno de 65%, e iremos receber mais de 118 mil visitantes durante esses dias, sendo que a maior parte deles deverá chegar à Cidade por via terrestre, já que os preços das passagens estão muito altos”, destaca o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.
Já de acordo com a plataforma Decolar, a capital cearense está em 5º lugar entre os destinos mais buscados para o período, com São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife ocupando as quatro primeiras posições, em ordem.
O levantamento considera a procura por passagens aéreas nacionais e internacionais em suas plataformas de vendas (site e app) para o período que inclui o feriado de Páscoa, entre os dias 29 e 31 de março.
No ranking internacional, Buenos Aires (AR), Lisboa (PT), Santiago (CHL), Miami (EUA) e Orlando (EUA) são os destinos mais buscados no site e no app da Decolar para a Semana Santa.