O feriado de Tiradentes deve trazer muitos turistas para a capital. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH – Ce), a estimativa da taxa de ocupação para o período é de 54%, o mesmo percentual registrado no feriado da Semana Santa.
Para Alexandre Pereira, secretário municipal de Turismo, os indicativos da rede hoteleira são positivos, já que diante do cenário econômico do país, Fortaleza está conseguindo manter os números. “No mesmo período do ano passado fechamos a ocupação próxima aos 60%, esse ano esperamos superar os 55%. Isso não quer dizer que receberemos um número menor de turistas. Com a economia em baixa, os viajantes têm procurado economizar e acabam dividindo apartamentos ou ficando na casa de amigos e parentes”, destacou Pereira.
De acordo com a pesquisa do Ministério do Turismo, divulgada no último dia 19 (quarta-feira), a intenção de viagem dos brasileiros apresentou crescimento pelo 3º mês consecutivo e o Nordeste continua na liderança da preferência do turista nacional, com 41,5% do total de viajantes, seguido pelo Sudeste, com 29,6%.
Ainda segundo o levantamento, 21,3% das pessoas entrevistadas afirmaram que pretendem viajar até o mês de setembro. O número representa um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, quando apenas 17% demonstravam intenção.
“A pesquisa do Mtur só vem reafirmar que os brasileiros não estão deixando de viajar e o que o Nordeste continua sendo a preferência nacional. Fortaleza está na liderança da região. Os feriadões movimentam o turismo e geram uma renda extra para o comércio e todo o trade”, afirma Alexandre Pereira.
Com informação da A.I