O deputado estadual Fernando Santana (PT) recebeu convite do Governador Elmano de Freitas (PT) para cumprir, em 2025, uma nova missão política. Fernando declinou da candidatura a presidente da Assembleia Legislativa e, nesse gesto, demonstrou serenidade e espírito de renúncia para manter a unidade do grupo liderado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana.
Ao conversar, nesta segunda-feira (2), com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, no Jornal Alerta Geral, Fernando Santana não revelou qual missão irá cumprir, disse que, nesse momento, precisa descansar após a puxada jornada política de 2024 e, no dia primeiro de janeiro de 2025, assume, por um mês, a Presidência do Legislativo Estadual.
Atual Primeiro Vice-presidente da Mesa Diretora, Fernando comandará a Assembleia Legislativa com o afastamento de Evandro Leitão que, no dia primeiro de janeiro de 2025, assume a Prefeitura de Fortaleza. O mandato na presidência será de um mês e, em seguida, ele, Fernando, transmite o cargo ao deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT).
UNIDADE E COESÃO
A candidatura de Romeu Aldigueri surgiu após a decisão de Fernando Santana renunciar. A renúncia foi um gesto para manter a unidade do grupo governista. O senador Cid Gomes (PSB) discordou da escolha de um nome do PT para o comando da Assembleia Legislativa. Coube a deputada Lia Gomes, irmã de Cid, dizer que, diante da concentração de poder nas mãos do PT, o senador estava se afastando da base de apoio ao Palácio da Abolição.
Cid optou pelo silêncio e, ao sentir o clima de insatisfação, Fernando, em nome da unidade do grupo, abriu mão da candidatura à Presidência da Assembleia Legislativa. Na entrevista ao Jornal Alerta Geral, Fernando Santana fala sobre o presente e o futuro político, o convite do Governador Elmano de Freitas e a agenda política de 2025.
LEIA MAIS