Os trabalhadores nascidos em abril com saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm até esta sexta-feira (30), para aderir ao saque-aniversário e retirar o dinheiro ainda este ano. Pelas regras da modalidade, a adesão ao programa pode ser feita a qualquer momento. Mas para sacar no mesmo ano, o interessado deve fazer a opção até o último dia do mês de seu aniversário.
Segundo a Caixa Econômica Federal, ao todo, mais de 9,7 milhões de trabalhadores optaram pelo saque aniversário do FGTS, modalidade que está disponível desde abril de 2020. Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deve fazer a opção no aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa.
Por essa sistemática, o cidadão pode sacar todo ano um percentual de seu FGTS. Ele, no entanto, perde o direito de retirar o Fundo de Garantia em caso de demissão sem justa causa. O sistema não afeta outras possibilidades de saque, como compra de imóveis e aposentadoria. Se o trabalhador não sacar o valor do saque-aniversário no prazo estabelecido no calendário, o dinheiro volta para a conta do FGTS.
Segundo a Caixa, todos os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu aniversário podem receber o valor no mesmo ano da opção.
É importante lembrar que o trabalhador que fizer essa escolha, no entanto, perde o direito de sacar o saldo total de sua conta do FGTS ao ser demitido sem justa causa. Dessa forma, só recebe na ocasião a multa de 40% em cima do valor depositado pelo empregador. Os valores ficam disponíveis para saque por um período de três meses, a contar do primeiro dia útil do mês de nascimento.
Veja o calendário para saques em 2021:
- Nascidos em janeiro– saques de janeiro a março
- Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril
- Nascidos em março – saques de março a maio
- Nascidos em abril – saques de abril a junho
- Nascidos em maio – saques de maio a julho
- Nascidos em junho – saques de junho a agosto
- Nascidos em julho – saques de julho a setembro
- Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro
- Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro
- Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro
- Nascidos em novembro – saques de novembro de 2021 a janeiro de 2022
- Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2021 a fevereiro de 2022