A fila dos beneficiários da Previdência Social sem resposta aos pedidos de auxílios, pensões e aposentadorias não anda. O ano de 2021 termina com 1.838.459 pessoas à espera de uma resposta aos pedidos de benefícios. Os dados divulgados, em julho, pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBPD), apontavam, que, naquele mês, 1.844.820 pessoas aguardavam a conclusão da análise do processo com pedido de algum tipo de benefício.
Uma rápida subtração entre os números de julho e dezembro deste ano mostra que, no período de quatro meses, menos de 7.000 pessoas tiveram uma resposta aos seus pleitos, com deferimento ou indeferimento ao requerimento protocolado, por meio virtual, junto ao INSS.
Os dados oficiais do Instituto Nacional do Seguro Social, atualizados e publicados, nesta sexta-feira, pelo Jornal Extra, do Rio de Janeiro, revelam que, entre os pedidos de benefícios, estão 630.668 requerimentos de BPC (Benefício de Prestação Continuada), 297.553 de aposentadoria por idade, 262.393 de aposentadoria por tempo de contribuição e 186.516 solicitações de salário maternidade.
CEARÁ, COM 2.000 PEDIDOS DE BPC SEM ANDAR
Somente no Ceará, segundo o Gerente Executivo do INSS, Agência Fortaleza, Francismar Lucena, 2.000 pessoas sem renda e que apresentam deficiência ou estão acima dos 65 anos de idade aguardam conclusão do processo com o pedido do BPC.
A falta de servidores é dada como justificativa para os processos ficarem emperrados. O vice-presidente do IBDP, Diego Cherulli, em entrevista ao Jornal Alerta Geral no dia 30 de outubro, antecipou que, para 2022, o cenário de lentidão do INSS não será diferente. Segundo Cherulli, o INSS melhorou os sistemas virtuais e políticas internas para agilizar o atendimento do público, mas as medidas, segundo ele, foram insuficientes para suprir a falta de mão de obra eficaz.
ORIENTAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS DO INSS
Os ouvintes com dúvidas sobre os benefícios pagos pelo INSS podem encaminhar perguntas com pedidos de esclarecimentos pelo whatsApp (85) 99273.4353 . Aos sábados, a partir das 7 horas, o Jornal Alerta Geral Especial ‘Caminhos da Aposentadoria’, com a participação do professor e advogado Paulo Bacelar, dá dicas e orientação sobre aposentadorias, auxílios, pensões, salário maternidade e BPC.