O presidente Jair Bolsonaro disse, nessa quinta-feira, que acertou com Valdemar Costa Neto, presidente do PL, que o partido não fará coligação com partidos de esquerda nos estados. Bolsonaro deve se filiar ao partido na próxima quarta-feira. Segundo o presidente, ele e o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, estão com discurso “bastante afinado”.
O mandatário acertou sua ida para a sigla em reunião com o dirigente na última terça-feira. A legenda já havia anunciado a filiação do Chefe do Executivo Nacional para o dia 22 de novembro, quando , na época, Bolsonaro disse que estava “99% fechado”. Porém, a data foi adiada por divergência no palanque dos estados, em especial no Nordeste e em São Paulo.
No Ceará, por exemplo, o PL tem alianças com o PDT dos Ferreira Gomes e com o próprio Partido dos Trabalhadores. A filiação de Bolsonaro deve mudar essas coligações em breve . Valdemar articulou, na semana passada, uma carta branca dos diretórios estaduais para dar a ele a total prerrogativa de conduzir as negociações com Bolsonaro e rever, eventualmente, acordos já firmados.