Há muito o Partido dos Trabalhadores perdeu protagonismo na política do Litoral Leste do Ceará. Com prefeitos como Marcos Queiroz em Beberibe (2004-2006), Décio Munhoz em Cascavel (2008-2012), Antônio Guimarães em Aquiraz (2012-2016), Marcos Paixão em Pacajus (2012-2016) e Valdemar Araújo em Pindoretama (2012-2020), o Partido teve posição no tabuleiro da política da região durante quase 20 anos, algumas vezes com mais destaque, noutras menos.

Não será desta vez que o Partido fará menos barulho na formação de um projeto regional. A chegada do prefeito de Cascavel Tiago Ribeiro, com os auspícios do Deputado Guimarães, é desdobramento da estratégia do Diretório Nacional do PT para as eleições de 2024: eleger o máximo de Prefeitos e vereadores do Partido. E nisto o PT encontra no Litoral Leste um aliado que possui objetivo semelhante. Tiago já intervém em grupos políticos de diferentes cidades, em vista das eleições municipais de 2024, e não esconde a sua articulação.

Na noite da sexta-feira, 26, no Clube Recreativo Cascavelense, o Diretório Estadual realizou o Ato de Filiação do Prefeito Tiago Ribeiro ao Partido dos Trabalhadores, com as presenças do presidente estadual Antônio Filho (Conin), do Assessor de Relações Institucionais do Governo Federal Ilário Marques, do Assessor de Relações Institucionais do Governo do Estado Leonardo Araújo, do secretário executivo de Educação do Estado Helder Nogueira, dos deputados estaduais De Assis Diniz, Guilherme Sampaio e Luana Ribeiro, da vice-prefeita Paulinha Dantas, dos ex-prefeitos Dedé Teixeira de Icapuí, Valdemar Araújo de Pindoretama, e Tino Ribeiro e Dr. Décio Munhoz de Cascavel, e dezenas de vereadores e dirigentes do PT de várias regiões do Estado.

A chegada do Tiago ao Partido foi prestigiada por dezenas de cascavelenses que lotaram o Clube. Francisco Mariano, morador do Sítio Neves no Distrito de Guanacés, compareceu ao evento com a família e declarou estar “muito satisfeito com a filiação do Tiago ao Partido dos Trabalhadores, ao Partido do Lula, em quem voto desde 1989”, afirmou. A esposa de Mariano, dona Carmem, estampava em sua camisa vermelha uma estrela branca e manifestou a alegria de ver o seu Partido ganhando “novo fôlego em Cascavel com a entrada do Prefeito”.

Ilário Marques em sua fala revelou que não foi o Tiago que procurou o Partido para se filiar, mas que o PT está mapeando e convidando prefeitos que possuem o estilo de governar da sigla e que estiveram com Lula nas eleições de 2022. Ou seja, a ida do Prefeito é um reconhecimento do trabalho desenvolvido em Cascavel que o Partido dos Trabalhadores tem desejo de fortalecer.

*texto de Guilherme Azevedo com colaboração de David Simom