Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os criadores cearenses tem até o dia 02 de dezembro para compra da vacina contra Febre Aftosa nas revendas autorizadas, de acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará. Esta segunda etapa da Campanha, iniciada no último dia 03 de novembro, é obrigatória para todos os animais com até 24 meses de idade. Nesses primeiros 15 dias de Campanha foram vendidas 168.368 doses de vacina.

As revendas veterinárias do Ceará já estão com os estoques abastecidos para atender toda a demanda da Campanha e a meta é vacinar cerca de 950 mil bovinos e bubalinos, que corresponde a cerca de 40% do rebanho cearense.

Além do prazo para aquisição da vacina, os criadores devem ficar atentos também a declaração dos animais vacinados. Com o objetivo de evitar aglomerações nos escritórios e com isso resguardar a saúde dos criadores é recomendado que a declaração seja realizada de forma virtual no Portal do Produtor.

Sobre a Febre Aftosa

A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, altamente contagiosa que atinge os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Basta apenas um foco desta doença (uma propriedade atingida) para haver restrição ao mercado tanto internacional como nacional, já que animais e produtos de origem animal ficam proibidos de serem comercializados para países livres ou áreas livres de febre aftosa. E a vacinação é a forma mais eficiente, prática e barata de prevenção.