Os eleitores cearenses precisam ficar atentos: o prazo final para solicitar a segunda via do título de eleitor vai até esta quinta-feira (22). Para fazer o documento, a pessoa precisa estar em situação regular junto à Justiça Eleitoral, sem multas pendentes, seja por ausência às urnas ou aos trabalhos como mesário, ou por violação de dispositivos do Código Eleitoral.
Se você cumprir esses requisitos pode imprimir o título diretamente na ferramenta autoatendimento ao eleitor, no site do TSE, no campo “Imprimir o título eleitoral“. Também é possível solicitar a segunda via nos cartórios eleitorais. Já quem possui pendências judiciais referentes às eleições anteriores precisa regularizar o cadastro no cartório eleitoral de sua zona e, então, solicitar a segunda via do documento. O Tribunal Superior Eleitoral explica que também é possível votar apresentando qualquer documento oficial com foto, ou por meio do aplicativo e-Título.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 6.820.673 eleitores do Ceará estão aptos a votar neste ano. Já em todo país, são 156.454.011 eleitoras e eleitores vão às urnas no dia 2 de outubro. Serão eleitas(os) novas(os) representantes para Presidência da República, Governo do estado, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
Segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral, houve um aumento de 7,5% do eleitorado cearense desde as últimas eleições gerais do país, em 2018. Naquele pleito, o número de eleitoras(es) habilitadas(os) a votar era de 6.344.483. Na capital, o acréscimo foi de 5,2% em relação a 2018, que contava com 1.776.365 votantes.
A maior parte do eleitorado cearense é composta por mulheres. Ao todo, são 3.603.756 eleitoras, o que equivale a 52,84% do total. Já os homens são 3.216.220, sendo 47,15%.
Disque Eleitor 148
O Disque Eleitor 148 está com atendimento ampliado até o dia do primeiro turno das eleições, 2 de outubro. O serviço está disponível todos os dias das 7h às 19h.
Por meio do 148, pode-se obter informações sobre: local e seção de votação, situação eleitoral, multas eleitorais, convocação e documentos necessários para votar e justificar. Além disso, é possível solicitar certidões e agendar atendimento presencial nos Cartórios Eleitorais ou nas centrais de atendimento.
O atendimento do Disque Eleitor 148 é voltado para todo o Ceará, e a ligação tem o preço de uma chamada local, não sendo possível utilizar bônus da operadora. Também é possível consultar informações sobre as eleições no site do TRE.