Com o anúncio do governador Camilo Santana acerca da decisão do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará de estabelecer medidas de isolamento social rígido para todos os municípios do Estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), suas vinculadas e instituições parceiras fortalecerão as fiscalizações nos 184 municípios cearenses visando conter o avanço das contaminações pela Covid-19.

As ações ocorrem para evitar a pressão sob o sistema de saúde público e privado, e principalmente, com o intuito de salvar vidas.

Assim como já ocorre desde o início da pandemia, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), em todas as suas modalidades de policiamento, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e os órgãos municipais promoverão barreiras sanitárias para evitar as movimentações desnecessárias de pessoas entre as cidades, coibir a realização de aglomerações e fiscalizar a abertura de comércios não essenciais.

Aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, em suas quatro bases no Estado (Fortaleza, Quixadá, Juazeiro do Norte e Sobral), também serão empregadas no reforço das fiscalizações.

A decisão do Governo do Ceará em estender o isolamento social rígido para todo o território cearense se deu pelo fato de mais de 130 municípios estarem em alerta alto ou altíssimo do risco de contaminação pela Covid-19.