O calor causticante e a vegetação seca deram o combustível ideal para o surgimento, neste domingo (03), de focos de incêndio na subida da Serra da Meruoca. Quem fez o trajeto, entre o a sede de Sobral e o alto da Serra da Meruoca, indo pela CE-440, enfrentou contratempos e medo ao passar bem perto das labaredas.
O risco era maior para quem estava subindo à Serra, sentindo, ao lado direito, o calor das chamas que queimavam com mais velocidade a vegetação seca. Motoristas pararam e, temerosos das chamas atingirem os veículos, ficaram cautelosos,
Alguns motoristas que estavam subindo à Serra apenas para conhecer a região acabaram por desistir do passeio porque ficaram com medo do fogo se alastrar. Para alívio de muitos, uma viatura do Corpo de Bombeiros foi deslocado por volta das 14:30 para conter os focos de incêndio.
As nuvens de fumaça poderiam ser percebidas com longas distâncias. Quem estava chegando a Sobral pela CE-168, chegando ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual, na entrada para Santana do Acaraú, já percebia a fumaça no horizonte. Quem se aproximou do trecho da rodovia onde os focos de incêndio eram mais intensos sentiu as altas temperaturas e, ao mesmo tempo, o riscos de acidentes do estrada fechada pela cortina a de fumaça.