O governador Camilo Santana conseguiu mais um tento junto ao Governo do presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira, 28. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou a formação da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para atuar no Ceará por 45 dias. A autorização de uso das forças foram publicadas nesta segunda-feira, através de portarias no Diário Oficial da União.

Conforme as portarias, caberá a Força-Tarefa, as atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos. As medidas fixam ainda que a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária será integrada por agentes federais de execução penal e agentes penitenciários estaduais e do Distrito Federal. As atividades de inteligência de segurança pública que tenham relação com o sistema prisional, tambem fazem parte do rol das atribuições da corporação.

Moro definiu ainda que a Força Tarefa seja mobilizada para treinamento e sobreaviso pelo período de 180 dias. Quando solicitados pelos estados e pelo Departamento Penitenciário Nacional, os mobilizados poderão exercer as atividades previstas nas portarias.