A movimentação na indústria automobilística brasileira, com foco no Ceará, ganha destaque na imprensa nacional. Uma reportagem do Valor Econômico registra a decisão da Ford em anunciar, nessa segunda-feira, a assinatura de um acordo com o governo do Ceará para a transferência ao Estado da fábrica que possuía no município de Horizonte e onde era produzido o utilitário Troller.
Quem passa pela BR-116, em Horizonte, nota a movimentação de trabalhadores e máquinas na unidade que vai sediar a produção de veículos eletrificados e híbridos sob encomenda.

O Governo do Estado anunciou, no dia 9 de agosto, que a antiga fábrica da Ford servirá para a criação de “um modelo inédito de fábrica multimarcas no Brasil”. A previsão é que os primeiros carros sejam produzidos no primeiro semestre de 2025.
O governo do estado, no comunicado sobre os novos rumos da unidade da Ford, revelou que serão investidos R$ 400 milhões na primeira fase do empreendimento, com a geração de 255 empregos diretos. Segundo, ainda, o governo do Ceará, o novo empreendimento estará a cargo da Comexport , uma “trading”.