O funcionamento dos galpões de comércio atacadista na rua José Avelino e entorno está liberado para funcionar até o dia 31 de dezembro de 2021, das 4 horas às 16 horas. A medida da Prefeitura de Fortaleza, assinada pelo prefeito José Sarto, consta no Decreto nº 15.187, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (22/11).

Segundo o decreto, após análise técnica realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, que observou a redução e a estabilidade dos dados epidemiológicos e assistenciais da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19), fica autorizado o funcionamento do comércio formal no perímetro de 12 ruas e avenidas compõem as imediações da rua José Avelino, sempre das 4h às 16h, de segunda a sábado.

“Temos dialogado intensamente com todos os setores relacionados ao comércio da rua José Avelino e do entorno. Houve um consenso de que a antecipação do horário de abertura dos galpões da região, momentaneamente, beneficiará o comércio local, considerando esta fase de retomada econômica e de aproximação das festas de fim de ano”, explica o secretário de Governo de Fortaleza, Renato Lima.

Ele ressalta ainda que a medida contribui para manter o ordenamento naquela região. “Antecipando o horário das vendas nos galpões, vamos concentrar maior fluxo de compradores durante a madrugada, permitindo melhor ordenamento urbano quando o trânsito de veículos se torna mais intenso”.

Para o secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, a liberação só foi possível por causa da estabilidade dos dados da Covid-19. “Estamos em constante diálogo com as autoridades em saúde pública e a análise técnica aponta o mais seguro horário para o funcionamento das atividades econômicas”, enfatiza.

A rua José Avelino conta com um comitê de interlocução que atua para dialogar com os comerciantes que atuam na área. O secretário Renato Lima é o interlocutor da Prefeitura de Fortaleza, junto com a coordenadora especial de programas integrados, Manuela Nogueira. Além disso, a interlocução com o segmento terá mediação da Câmara Municipal de Fortaleza, representada pelo presidente da Casa, vereador Antônio Henrique.

Também compõem a comissão representantes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), Secretaria Municipal de Gestão Regional (Seger), através da Regional do Centro, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).

Perímetro onde o funcionamento dos galpões está permitido, das 4h às 16h, até o dia 31 de dezembro:

– Rua José Avelino
– Rua Adolfo Caminha
– Avenida Pessoa Anta
– Rua Almirante Jaceguai
– Avenida Dom Manuel
– Rua Rufino de Alencar
– Rua Afonso Vizeu
– Rua Dep. João Pontes
– Rua Coronel Ferraz
– Rua Visconde Sabóia
– Rua Floriano Peixoto
– Rua Senador Alencar
– Rua Senador Pompeu