Durante a transmissão ao vivo desta quarta-feira (02) para prestação de contas da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza, a secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia, anunciou que 630.891 pessoas foram contempladas com a primeira dose, dentre as quais 324.819 receberam a segunda. No total, foram aplicadas 955.710 vacinas na Capital cearense de 18 de janeiro a 01 de junho.
Atualmente, a Cidade conta com 23 pontos de vacinação com agendamento prévio, sendo 14 postos de saúde e nove salas de acolhimento (Centro de Eventos do Ceará, Arena Castelão, Riomar Kennedy e Riomar Fortaleza, Sesi Parangaba e os Cucas Mondubim, José Walter, Jangurussu e Barra do Ceará).
A vacinação também está acontecendo de forma domiciliar e itinerante, por meio do Caminhão do Cidadão, passando pelos locais onde estão mapeadas especificamente as pessoas em situação de rua, previstas pela quarta fase do Plano Nacional de Imunização.
A secretária adjunta destacou uma observação para aqueles que se vacinaram com a primeira dose do imunobiológico da marca AstraZeneca.
“Se estiver lá de lápis escrito a data da sua segunda dose e o nome não tiver saído no agendamento, você pode se dirigir a qualquer ponto de vacinação que você terá a segunda dose”, indicou.
Avanço da campanha
De acordo com Aline Gouveia, membros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram nesta terça-feira (01), em reunião com a Comissão Intergestora Bipartite (CIB), discutindo o avanço da campanha no que concerne o planejamento da vacinação para a população em geral.
“As vacinas devem ser aplicadas de ordem decrescente até 18 anos, idade mínima preconizada no país. Quem está cadastrado no Saúde Digital, possui comorbidade e não foi chamado, ainda será. Seguimos trabalhando com os agendamentos, e quem não foi chamado até agora, edite a sua comorbidade no seu cadastro e aguarde”, explicou.
A gestora também destacou que no momento da vacinação da população em geral, o público também deve estar devidamente cadastrado na plataforma Saúde Digital.