Com mais de 2 milhões de doses aplicadas, a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza já cobriu 54,7% da população com pelo menos uma dose da vacina. Entrando no sétimo mês de campanha, a Capital tem 20,5% da população imunizada completamente, ou seja, aqueles que receberam duas doses ou dose única. As informações foram atualizadas nesta segunda-feira (02) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“É um número que nos alegra, deve ser celebrado”, salientou a secretária da Saúde, Ana Estela.

Além disso, Fortaleza receberá novas doses na próxima quarta-feira (04) e poderá dar continuidade aos agendamentos para aplicação da primeira dose.

“Estamos aguardando a planilha de distribuição das doses recebidas pelo Estado neste final de semana pra que possamos fazer nossa programação a partir de quarta-feira. Tão logo a gente saiba o que cabe ao município de Fortaleza, prontamente estaremos fazendo novos agendamentos”, explicou.

Para segunda e terça-feira (02 e 03/08), a SMS tem apenas D2 (segunda dose) disponível. Ou seja, não haverá repescagem para quem perdeu a primeira dose da vacina, nem vacinação para pessoas acima de 45 anos que, por algum motivo, ainda não foram vacinadas, ou para quem estava com Covid-19 na data agendada, precisou fazer viagem a trabalho ou cumpria prazo de intervalo entre vacinas e por isso não compareceu no dia marcado. Só nesta segunda-feira, mais de 21 mil pessoas foram agendadas para receber a segunda dose.

Calendário vacinal

A secretária da Saúde ressaltou que o Município dispõe de outras vacinas do calendário de rotina vacinal para a população que, por ventura, esteja com o cartão de vacinação atrasado.

As doses estão disponíveis nos 116 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, dois postos de saúde (Paulo Marcelo e Messejana) funcionam exclusivamente para vacinação.

“É muito importante buscar nossos postos de saúde pra que a gente tenha 100% da nossa população com o cartão de vacina atualizado e com uma ampliação de proteção contra inúmeras doenças que são preveníveis através da vacinação”, frisou Ana Estela.

Agosto Dourado

A titular da pasta da Saúde também destacou que neste mês de agosto é comemorado o Agosto Dourado, período voltado para a conscientização e a importância do aleitamento materno.

“O aleitamento materno é fundamental não só para o desenvolvimento nutricional, mas para o desenvolvimento cognitivo das nossas crianças. Apesar da grande evolução da indústria alimentícia, de alimentos voltados para nossas crianças, nada ainda hoje conseguiu se equiparar ao leite materno. Hoje, se recomenda aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade e, com alimentação complementar, por até dois anos ou mais”, informou.